sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O Sal

Existe uma diferença entre sal e sódio: o sódio é o mineral que, ligado ao cloro, forma o sal que utilizamos nos alimentos - o cloreto de sódio. As duas substâncias que compõe o salde cozinha são importantes para o nosso orgnismo: o sódio é essencial para diversas funções corporais, atuando no equilíbrio entre os fluídos intra e extracelulares, na transmissão de impulsos nervosos e controlando funções vitais; e o cloro é utilizado no processo digestivo, como base do suco gástrico, e também no transporte de células de gás carbônico para os pulmões. Isso sem contar o fato de ambos estarem presentes em todos os tecidos e fluidos do corpo humano.
No entanto, o sódio também esta presente na maioria dos alimentos e, por isso, é muito fácil de consumi-lo em excesso. Grandes quantidades de sódio estão relacionadas a hipertensão, derrames, problemas renais e câncer de estômago.
O recomendado é ingerir 2,4g de sal por dia, mas o brasileiro ingere, em média, 4 a 6g. Como cerca de 75t% desse total é proveniente do sal acrescentado aos alimentos durante o preparo, é possível controlar esses números diminuindo a adição de sal à comida, pois, como se sabe, a maioria dos alimentos já possui sódio.
Pessoas hipertensas poderiam até parar de tomar remédios se diminuíssem a quantidade de sal em suas refeições, pois o sódio interfere no sistema circulatório e prejudica as funções renais. O aumento do consumo de água também é essencial, pois quando o nível de sódio é alto, os rins reabsorvem as substâncias presentes na urina e as devolvem à circulação, sendo necessário, portanto, mais água para diluí-las. Diante disso tudo, o coração precisa bombear mais forte para manter essa maior quantidade de líquidos em circulação, e isso faz a pressão aumentar.
Mas o sódio não é o único responsável pela hipertensão. Na verdade, devemos trabalhar com o conceito de equilíbrio entre o sódio e o potássio, pois estudos comprovam que este protege contra o aumento da pressão  sanguinea e acidentes vasculares cerebrais. O equilibrio deveria ser de 1g de potássio para 1,5g de sódio, mas normalmente se constata 0,3g de potássio para 1g de sódio. Considerando isso, além de diminuir o sal e tomar bastante água, inclua bananas, brócolis, legumes, abacates e batatas em seu cardápio diário.

Portanto, cuide-se!!!

Ótimo fim de semana à todos.
Abraços, Josiele Oliveira.


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A importância da ÁGUA

Ela é o ingrediente indispensável para o bom funcionamento do nosso organismo. É barata, existe em todo lugar e é a melhor opção para refrescar e matar a sede!
Recomendações orientais indicam que beber um copo de água ao despertar é um modo saudável de acordar o organismo, mas pouca gente faz isso. No verão, o calor incentiva o consumo de água, e mesmo assim a maioria das pessoas não chega a consumir o mínimo recomendável de 8 copos ao dia. E se no verão o consumo é insuficiente, no inverno....nem se fala!
O recomendado é que um adulto consuma de 2 a 3 litros de água por dia, para evitar a desidratação e ajudar o funcionamento do organismo.
Á água é indicada há mais de 2 mil anos como grande auxiliar no tratamento e prevenção de cálculos renais, pois limpa o organismo, elimina resíduos e dilui substâncias que poderiam se acumular e transformar-se em pedras.
É preciso dizer que 70% do nosso corpo é formado por água. Ela é componente de todos os tecidos humanos, participa das reações químicas do corpo, dilui resíduos e ajuda a manter a temperatura corporal. A perda de 10% da água corpórea causa graves problemas, e se a perda chegar a 20% pode causar a morte. Por isso é tão importante hidratar quando ocorrem crises de diarréia ou vômito, mesmo em adultos.
À medida que vamos envelhecendo, nossa perda de água também vai aumentando, e esse ressecamento do organismo diminui a velocidade das reações metabólicas, endurece as juntas, deixa a pele enrugada, além de comprometer a eliminação adequada dos resíduos que se acumulam no corpo.
Se você não tem o hábito de beber água, vai ser uma sensação estranha quando começar a fazê-la. Mas não desista e procure aumentar gradativamente a quantidade ingerida que logo se acostumará.
Cuide-se! Fica a dica...
Ótimo fim de semana à todos! Um abraço, Josiele Oliveira.


terça-feira, 16 de agosto de 2011

Alimentos Funcionais -Tomate!

O tomate é um alimento que pode beneficiar especialmente os homens, pois é fonte de licopeno, uma das principais substâncias presentes do tomate, que pode reduzir pela metade os casos de câncer de próstata. Pesquisas já constataram que o licopeno, que dá a cor vermelha ao tomate, tem propriedades anticancerígenas. Trata-se de um carotenóide que funciona como antioxidante e age na neutralização de radicais livres, protegendo as células do envelhecimento e estimulando a função do sistema imunológico.
Há indícios de que o licopeno evite a oxidação do LDL- colesterol (colesterol ruim), que leva ao desenvolvimento da aterosclerose, mas o que chama a atenção é sua capacidade de reduzir em até 50% o risco de câncer de próstata, além de outras evidências de sua atuação contra outro tipos de câncer.
Importante!
Pesquisadores descobriram que a absorção do licopeno pelo organismo é muito maior quando em molhos ou concentrados do que em tomates frescos, isso porque o cozimento quebra as paredes celulares resistentes fazendo com que o licopeno se torne mais acessível, aumentando sua biodisponibilidade, ou seja, sua absorção pelo organismo.

Cuidem-se! Tenham um bom dia e uma ótima semana.
Até mais.

Um abraço, Josiele Oliveira.



terça-feira, 2 de agosto de 2011

Obesidade!

A obesidade é um distúrbio do estado nutricional traduzido por um aumento de tecido adiposo, reflexo do excesso de gordura, resultante do balanço positivo de energia na relação ingestão/gasto calórico, associado a defeitos de regulação do peso corporal. A nutrição tem como objetivos evitar ou corrigir fatores de risco cardiovascular como dislipidemias, hipertensão arterial, hiperuricemia e hiperglicemia; enfatizar a importância da adoção de hábitos alimentares saudáveis, ao invés de controlar calorias ou os percentuais corporais de gordura, evitando desta forma os transtornos alimentares.

Prefira: Pães, biscoitos e cereais integrais; folhosos: alface, couve, espinafre, agrião; frutas com maior teor de água: melancia, melão, abacaxi, kiwi, laranja; leite e iogurte desnatados; frango sem pele, peixes magros; beba 2 litros de água/dia; inicie as refeições com saladas cruas ou frutas; mastigue devagar, fracione sua dieta em 5 ou 6 refeições/dia.

Evite: Jejuns prolongados, pulas refeições; substituir refeições principais por lanches rápidos; cozinhar com fome, comer assistindo TV; cereais industrializados refinados (arroz, pão, biscoitos); biscoitos recheados, massas com molhos cremosos, pizzas, refrigerantes, açúcar, frituras embutidos e enlatados...); bebidas alcoólicas, dietas milagrosas.

Para perder, ganhar ou manter o peso, procure sempre a ajuda de um profissional!
Fica a dica ;)

Contato: josielenutri@hotmail.com

Ótima semana à todos!
Um abraço, Josiele Oliveira.