No entanto, o sódio também esta presente na maioria dos alimentos e, por isso, é muito fácil de consumi-lo em excesso. Grandes quantidades de sódio estão relacionadas a hipertensão, derrames, problemas renais e câncer de estômago.
O recomendado é ingerir 2,4g de sal por dia, mas o brasileiro ingere, em média, 4 a 6g. Como cerca de 75t% desse total é proveniente do sal acrescentado aos alimentos durante o preparo, é possível controlar esses números diminuindo a adição de sal à comida, pois, como se sabe, a maioria dos alimentos já possui sódio.
Pessoas hipertensas poderiam até parar de tomar remédios se diminuíssem a quantidade de sal em suas refeições, pois o sódio interfere no sistema circulatório e prejudica as funções renais. O aumento do consumo de água também é essencial, pois quando o nível de sódio é alto, os rins reabsorvem as substâncias presentes na urina e as devolvem à circulação, sendo necessário, portanto, mais água para diluí-las. Diante disso tudo, o coração precisa bombear mais forte para manter essa maior quantidade de líquidos em circulação, e isso faz a pressão aumentar.
Mas o sódio não é o único responsável pela hipertensão. Na verdade, devemos trabalhar com o conceito de equilíbrio entre o sódio e o potássio, pois estudos comprovam que este protege contra o aumento da pressão sanguinea e acidentes vasculares cerebrais. O equilibrio deveria ser de 1g de potássio para 1,5g de sódio, mas normalmente se constata 0,3g de potássio para 1g de sódio. Considerando isso, além de diminuir o sal e tomar bastante água, inclua bananas, brócolis, legumes, abacates e batatas em seu cardápio diário.
Portanto, cuide-se!!!
Ótimo fim de semana à todos.
Abraços, Josiele Oliveira.