Ela é o ingrediente indispensável para o bom funcionamento do nosso organismo. É barata, existe em todo lugar e é a melhor opção para refrescar e matar a sede!
Recomendações orientais indicam que beber um copo de água ao despertar é um modo saudável de acordar o organismo, mas pouca gente faz isso. No verão, o calor incentiva o consumo de água, e mesmo assim a maioria das pessoas não chega a consumir o mínimo recomendável de 8 copos ao dia. E se no verão o consumo é insuficiente, no inverno....nem se fala!
O recomendado é que um adulto consuma de 2 a 3 litros de água por dia, para evitar a desidratação e ajudar o funcionamento do organismo.
Á água é indicada há mais de 2 mil anos como grande auxiliar no tratamento e prevenção de cálculos renais, pois limpa o organismo, elimina resíduos e dilui substâncias que poderiam se acumular e transformar-se em pedras.
É preciso dizer que 70% do nosso corpo é formado por água. Ela é componente de todos os tecidos humanos, participa das reações químicas do corpo, dilui resíduos e ajuda a manter a temperatura corporal. A perda de 10% da água corpórea causa graves problemas, e se a perda chegar a 20% pode causar a morte. Por isso é tão importante hidratar quando ocorrem crises de diarréia ou vômito, mesmo em adultos.
À medida que vamos envelhecendo, nossa perda de água também vai aumentando, e esse ressecamento do organismo diminui a velocidade das reações metabólicas, endurece as juntas, deixa a pele enrugada, além de comprometer a eliminação adequada dos resíduos que se acumulam no corpo.
Se você não tem o hábito de beber água, vai ser uma sensação estranha quando começar a fazê-la. Mas não desista e procure aumentar gradativamente a quantidade ingerida que logo se acostumará.
Cuide-se! Fica a dica...
Ótimo fim de semana à todos! Um abraço, Josiele Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário