O tomate é um alimento que pode beneficiar especialmente os homens, pois é fonte de licopeno, uma das principais substâncias presentes do tomate, que pode reduzir pela metade os casos de câncer de próstata. Pesquisas já constataram que o licopeno, que dá a cor vermelha ao tomate, tem propriedades anticancerígenas. Trata-se de um carotenóide que funciona como antioxidante e age na neutralização de radicais livres, protegendo as células do envelhecimento e estimulando a função do sistema imunológico.
Há indícios de que o licopeno evite a oxidação do LDL- colesterol (colesterol ruim), que leva ao desenvolvimento da aterosclerose, mas o que chama a atenção é sua capacidade de reduzir em até 50% o risco de câncer de próstata, além de outras evidências de sua atuação contra outro tipos de câncer.
Importante!
Pesquisadores descobriram que a absorção do licopeno pelo organismo é muito maior quando em molhos ou concentrados do que em tomates frescos, isso porque o cozimento quebra as paredes celulares resistentes fazendo com que o licopeno se torne mais acessível, aumentando sua biodisponibilidade, ou seja, sua absorção pelo organismo.
Cuidem-se! Tenham um bom dia e uma ótima semana.
Até mais.
Um abraço, Josiele Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário