segunda-feira, 30 de maio de 2011

Anorexia Nervosa

Bom dia, pessoal
Hoje vim falar um pouco sobre uma doença que está aumentando cada dia mais, principalmente entre as mulheres, a Anorexia Nervosa.
Essa doença é caracterizada por jejum voluntário e emagrecimento. Tem como manifestações o corpo caquético e prepubescente, cianose nas extremidades, pele seca e amarelada, braquicardia, complicações cardiovasculares, complicações do trato gastrointestinal, osteopenia e alterações no crescimento e desenvolvimento. A realimentação deve considerar as alterações fisiológicas e psicológicas, para que gradualmente o alimento seja bem digerido e desejado.
Nestes casos, prefira:

  • alimentos liquefeitos enriquecidos (sucos, vitaminas, sopas, mingaus) evoluindo para preparações pastosas;
  • alimentos frios e/ou gelados;
  • cereais integrais, leguminosas;
  • doces, bolos, sorvetes;
  • verduras cozidas e fracionadas;
  • refeições fracionadas com volumes reduzido (aproximadamente intervalo de 2 a 3 horas entre as refeições);
  • refeições servidas em pratos grandes observando o colorido das preparações, a textura, a variação do cardápio, o local da alimentação, o uso de condimentos e a empatia com a pessoa que lhe serve a refeição.
Evite:
  • preparações gordurosas: feijoada, lasanha, estrogonofe;
  • frituras: bifes à milanesa ou fritos, salgadinhos, batata frita;
  • tortas salgadas, empadões, empadas;
  • doces com excesso de cremes: bombas, torta alemã, creme de leite nas sobremesas;
  • refeições servidas em pratos pequenos;
  • refeições com temperaturas extremamente elevada;
  • alimentos que causem desconforto (dor ou distensão abdominal)
Ótima semana à todos! 
Contato: josielenutri@hotmail.com
Abraços, Josiele.


quarta-feira, 25 de maio de 2011

Ftalutência

Oi pessoal, depois de 1 semana, voltei com mais dicas!
Hoje vou falar um pouco sobre flatulência, que é a presença de quantidades excessivas de gás no trato gastrointestinal. Apresenta como causas o ar deglutido com os alimentos, os gases derivados dos alimentos, os gases da deficiência de dissacaridases e os gases da ação das bactérias.
No sentido de corrigir hábitos alimentares inadequados e aerofagia, os alimentos devem ser consumidos em ambiente calmo, com boa mastigação, e buscando identificar misturas ou preparações associadas à produção dos gases excessivos. A restrição inicial de alimentos ricos em enxofre, de difícil digestibilidade, flatulentos e fermentáveis colabora na identificação dos alimentos causadores desta manifestação, favorecendo  posteriormente
Abraços, Josiele.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Doença Celíaca

Oiii pessoal,
Essa doença é causada por uma reação a gliadina, o componente do glúten solúvel em álcool. O dano consequentemente das vilosidades da musoca intestinal resulta em má absorção potencial ou real de todos os nutrientes. A dieta deve ser isenta de glúten, através da exclusão da aveia, cevada, trigo ou centeio.
Prefira bolos e biscoitos à base de tapioca, fécula de batata, polvilho doce e azedo, milho e maisena, frutas e verduras à vontade, arroz branco e integral, farinha de mandioca,queijo, creme de leite, leite fermentado, peixes gordos (salmão, atum, sardinha...), gelatina, geléia de frutas, azeite de oliva extra virgem, óleo de canola, milho, soja ou girassol, suco de frutas, chás claros.
Evite produtos que contenham em sua composição aveia, centeio, trigo, cevada, produtos à base de glúten, leite de vaca ou cabra, chocolate em barra e achocolatados em pó, molhos comerciais e saladas, cerveja clara.Uma das manifestações comuns da intolerância ao glúten é uma má absorção dos nutrientes.
Sintomas clássicos: diarréias, flatulência, inchaço, má digestão, perda de peso.
Outras manifestações menos evidentes relacionadas à intolerância ao glúten: fadiga crônica, irritabilidade, vómitos, dificuldade de concentração.

Fica a dica :) Se tiver algum dos sintomas acima, procure um profissional.
Contato: josielenutri@hotmail.com
Abraços, Josiele.


sexta-feira, 13 de maio de 2011

Anemia Ferropriva (deficiência de ferro)

Oláá.....
A deficiência de ferro no nosso corpo pode resultar do consumo inadequado, má absorção de ferro, hemorragias ou amumento da demanda por gestações repetidas. As manifestações fadiga, cefaléia, irritabilidade, disfagia, flatulência, dores abdominais, anorexia, glossite, palidez e palpitações.
Nesse caro, prefira ingerir alimentos como fígado de boi, coração, moela, carne bovina, de aves e peixes, feijão preto, ervilha, lentilha e grão-de-bico, aveia, figo, ameixa.
Alimentos ricos em ferro junto a alimentos fonte de vitamina C como limão, abacaxi, laranja, bergamota, morango, pois a vitamina C ajuda na absorção do ferro.
Evite consumir alimentos ricos em fitato, como farelo de trigo, farelo de aveia e excesso de cereais integrais, evite também alimentos ricos em oxalatos: espinafrem beterraba, nozes,chocolate...
Leite de soja, queijo de soja, queijo, gema de ovo, amendoim, alimentos ricos em ferro junto com alimentos ricos em cálcio também devem ser evitados, pois inibem a absorção do ferro.
Cuide-se, pois a anemia pode trazer problemas graves se não for bem controlada.
Ótimo fim de semana! Semana que vem  volto com mais dicas....
Abraços, Josiele.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Obstipação intestinal ("intestino preso")

Olá pessoal,
A obstipação intestinal é a condição na qual a frequência ou quantidade de defecação apresenta-se reduzida. Pode estar associada a não resposta ao reflexo de evacuação, sedentarismo, efeitos colaterais de medicamentos, tensão nervosa e ansiedade, hipotireoidismo, diabetes, dieta pobre em fibras e/ou  líquidos, além da gravidez.
A dieta, neste caso, deve ser rica em água e fibras, partindo inicialmente de 5 porções de frutas e vegetais e 6 ou mais porções de cereais integrais por dia.
Deve preferir 8 a 10 copos de água/dia; 200 ml de água em jejum pela manhã; consumir frutas com bagaço e cascas, alimentos integrais (pães, arroz, biscoitos, macarrão); consumir 1/2 colher de farelo de trigo/dia, mastigar bem os alimentos....
Evitar alimentos refinados (farinhas, massas, arroz, biscoitos); alimentos constipantes (banana-prata, maçã, goiaba, chá-preto, cenoura cozida, batata, etc), uso de laxativos sem orientação.
Fica a dica :)
Ótima semana à todos!
Abraços, Josiele.

sábado, 7 de maio de 2011

Para as futuras mamães....

Oi, pessoal
Hoje vim falar um pouquinho sobre gestação. E aí vem a grande responsabilidade, a alimentação.  É o momento de deixar de lado o que gosta de comer para colocar em prática o que é necessário comer.  É importante que você, futura mãe, entenda a importância da alimentação nesse período. O cuidado com a alimentação tem que começar antes da própria gestação. Uma alimentação saudável e equilibrada é que garantirá o desenvolvimento adequado do feto. Existem alguns mitos na alimentação das gestantes. Um mito muito forte e ainda presente é a certeza de que a gestante precisa comer por dois. Será que precisa? Não, não tem necessidade de comer por dois e sim consumir nutrientes por dois. Essa idéia de que gestante com cara de “bolacha” e barriga gigante é saudável está totalmente inadequada. O ganho de peso excessivo na gestação está relacionado com o nascimento de bebês muito grandes, diabetes gestacional, aumento da pressão arterial durante a gestação/parto e em alguns casos necessidade de parto cirúrgicos. Isso é saudável?  No primeiro trimestre não é necessário aumento calórico e sim seguir uma alimentação saudável e rígida. Para garantir os nutrientes necessários nessa fase é necessário respeitar religiosamente os horários das refeições.  No segundo e terceiro trimestre é necessário manter rigidez na qualidade alimentar e aumentar as necessidades energéticas, que é individual dependedo de cada gestante, mas esse aumento energético costuma ser em torno de 300 Kcal a mais por dia.
Algumas dicas importantes:
- Em toda a gestação é necessário ter preocupação de consumir os minerais ferro e cálcio na quantidade adequada. As fontes de ferro bem absorvidas e aproveitada pelo organismo são as fontes animais como a carne vermelha. As fontes de ferro vegetal como grãos e vegetais verdes-escuros precisam da vitamina C para serem bem absorvidos. Então sempre tenha uma fruta cítrica junto do almoço e jantar como por exemplo a laranla e o Kiwi. Fontes de cálcio são os leites e derivados, vegetais verdes-escuros, tofú. Mas não deve-se consumir leite e derivados junto do almoço e jantar porque atrapalha a absorção do ferro. Portanto, leite e derivados são bem vindos no café da manhã, lanche da tarde e ceia.
- Consuma 5 pires de vegetais coloridos por dia. Cada cor de vegetal representa um nutriente específico e todos são essenciais na gestação.
- Ingira 3 a 5 porções de frutas por dia fracionadas. Ou seja, uma fruta por refeição.
- Consuma grãos todos os dias. Esse grupo é composto por lentilha, feijão, grão de bico, soja, ervilha. Lembre-se que temos vários tipos de feijão. Assim não tem como enjoar. Use a criatividade!
- Prefira os carboidratos integrais como arroz integral, macarrão integral, aveia, granola, pão integral, biscoito integral.
- Escolha carnes magras como o peito de frango ou carne vermelha de segunda qualidade ou ovo preparado sem adição de óleo.
- Não esqueça de hidratar o seu corpo! Segue a recomendação de 2 litros por dia.
- Evite embutidos, frios, frituras e doces.
Procure ajuda de um profissional para ter uma gestação tranquila e um bebê cheio de saúde!
Essa é minha dica de hoje!
Já vou antecipar e mandar um Feliz Dia das Mães para todas! Ótimo sábado.
Cuidem-se e até mais.
Abraços, Josiele.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Hipertensão Arterial

 Oi...
Hoje vou falar um pouco sobre HIPERTENSÃO ARTERIAL. Essa doença é caracterizada pela elevação da pressão arterial que, se não controlada, pode trazer sérios problemas à saúde.
A alimentação tem papel fundamental para o controle desta doença.
Os portadores da doença devem EVITAR alimentos muito salgados, como salames,toucinho, bacon,mortadela, linguiça,  produtos industrializados, pois são alimentos que contém grande quantidade de sódio, o que eleva a pressão.
Devem PREFERIR alimentos magros, cozidos, assados ou grelhados, leites e queijos desnatados, óleos vegetais (soja, canola, girassol...)
Devem ter uma alimentação saudável, rica em fibras (frutas, vegetais, linhaça, granola, aveia..) e praticar uma atividade física, mas lembre, sempre acompanhada de um profissional.
Essa é minha dica de hoje, cuidem-se!
Qualquer dúvida, podem falar comigo pelo e-mail josielenutri@hotmail.com
Um ótimo fim de semana à todos!
Abraços, Josiele.