sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Aproveite!

Perca peso com saúde e fique em forma para o verão!









Acompanhamento com Nutricionista e Fisioterapeuta!

**4 consultas com nutricionista - orientação e reeducação alimentar
**4 sessões de drenagem linfática com produtos REDUXCEL-ADCOS

Essa realmente não dá para perder! Agende seu horário. Espero você!

Um abraço, Josiele Oliveira.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O verão está chegando!


Junto com ele vem a grande preocupação de como eliminar aquelas temidas gordurinhas que se acumularam no decorrer do ano e, claro, em pouco tempo. Com a chegada do verão, as mudanças fisiológicas que ocorrem no organismo devem ser ajustadas a uma alimentação especial. Ocorre uma diminuição do metabolismo basal em relação às necessidades do inverno, por este motivo, a quantidade calórica ingerida deve ser diminuída.
Além disso, nos dias quentes ocorre maior perda de líquidos e minerais devido ao aumento da temperatura corporal e à transpiração excessiva. Deve ser aumentada, portanto, a ingestão de líquidos, como água, sucos em geral e água de coco. O ideal seria não esperar que a sede apareça, já que esse já é um sinal de desidratação. Além da água, para manter-se hidratado, alguns minerais e eletrólitos são de fundamental importância. As fontes destes minerais e eletrólitos (sódio, potássio) são encontradas nas frutas e nos legumes. As verduras, os legumes e as frutas são alimentos ricos em vitaminas, minerais, fibras e água, por isso devem ser ingeridos com freqüência e variedade. 
Desconfie de resultados garantidos! Tenha atenção aos produtos que anunciam ou garantem perdas de peso. Como se pode garantir determinada perda de peso, sem ter em consideração fatores como a idade, peso, altura ou outros fatores com influência no peso? Por outro lado, se ler atentamente os folhetos, verá que a maioria dos fabricantes recomenda a adoção de uma dieta equilibrada ou refere que a obtenção de resultados dependem dessa mesma dieta. Pergunte-se a si mesma que resultados obteria com uma alimentação equilibrada e prática regular de atividade física. Pense se quer tomar produtos para sempre. É fácil ceder à tentação de recorrer a produtos que ajudem a "controlar o apetite" ou "eliminar toxinas". Mas antes de decidir tomar algo, talvez fosse melhor começar por perguntar a si própria se está a cuidar realmente bem de si. Hoje em dia somos pressionados por uma série de fatores e isso reflete no nosso corpo. Não atalhe caminho nem escolha o percurso mais fácil. Questione os seus hábitos e rotinas. Tente levar uma vida mais saudável e com mais qualidade. Aprenda a comer em função dos seus objetivos, escolha uma atividade física adequada e verá que em pouco tempo notará diferença. Terá ainda a vantagem de os benefícios obtidos serem muito mais duradouros. Porque (ainda) não há uma "pílula milagrosa".

Cuide-se! Entre em forma para o verão com saúde! Elimine as "gordurinhas indesejadas" com bons hábitos alimentares...

Abraco, Josiele Oliveira.


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O Sal

Existe uma diferença entre sal e sódio: o sódio é o mineral que, ligado ao cloro, forma o sal que utilizamos nos alimentos - o cloreto de sódio. As duas substâncias que compõe o salde cozinha são importantes para o nosso orgnismo: o sódio é essencial para diversas funções corporais, atuando no equilíbrio entre os fluídos intra e extracelulares, na transmissão de impulsos nervosos e controlando funções vitais; e o cloro é utilizado no processo digestivo, como base do suco gástrico, e também no transporte de células de gás carbônico para os pulmões. Isso sem contar o fato de ambos estarem presentes em todos os tecidos e fluidos do corpo humano.
No entanto, o sódio também esta presente na maioria dos alimentos e, por isso, é muito fácil de consumi-lo em excesso. Grandes quantidades de sódio estão relacionadas a hipertensão, derrames, problemas renais e câncer de estômago.
O recomendado é ingerir 2,4g de sal por dia, mas o brasileiro ingere, em média, 4 a 6g. Como cerca de 75t% desse total é proveniente do sal acrescentado aos alimentos durante o preparo, é possível controlar esses números diminuindo a adição de sal à comida, pois, como se sabe, a maioria dos alimentos já possui sódio.
Pessoas hipertensas poderiam até parar de tomar remédios se diminuíssem a quantidade de sal em suas refeições, pois o sódio interfere no sistema circulatório e prejudica as funções renais. O aumento do consumo de água também é essencial, pois quando o nível de sódio é alto, os rins reabsorvem as substâncias presentes na urina e as devolvem à circulação, sendo necessário, portanto, mais água para diluí-las. Diante disso tudo, o coração precisa bombear mais forte para manter essa maior quantidade de líquidos em circulação, e isso faz a pressão aumentar.
Mas o sódio não é o único responsável pela hipertensão. Na verdade, devemos trabalhar com o conceito de equilíbrio entre o sódio e o potássio, pois estudos comprovam que este protege contra o aumento da pressão  sanguinea e acidentes vasculares cerebrais. O equilibrio deveria ser de 1g de potássio para 1,5g de sódio, mas normalmente se constata 0,3g de potássio para 1g de sódio. Considerando isso, além de diminuir o sal e tomar bastante água, inclua bananas, brócolis, legumes, abacates e batatas em seu cardápio diário.

Portanto, cuide-se!!!

Ótimo fim de semana à todos.
Abraços, Josiele Oliveira.


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A importância da ÁGUA

Ela é o ingrediente indispensável para o bom funcionamento do nosso organismo. É barata, existe em todo lugar e é a melhor opção para refrescar e matar a sede!
Recomendações orientais indicam que beber um copo de água ao despertar é um modo saudável de acordar o organismo, mas pouca gente faz isso. No verão, o calor incentiva o consumo de água, e mesmo assim a maioria das pessoas não chega a consumir o mínimo recomendável de 8 copos ao dia. E se no verão o consumo é insuficiente, no inverno....nem se fala!
O recomendado é que um adulto consuma de 2 a 3 litros de água por dia, para evitar a desidratação e ajudar o funcionamento do organismo.
Á água é indicada há mais de 2 mil anos como grande auxiliar no tratamento e prevenção de cálculos renais, pois limpa o organismo, elimina resíduos e dilui substâncias que poderiam se acumular e transformar-se em pedras.
É preciso dizer que 70% do nosso corpo é formado por água. Ela é componente de todos os tecidos humanos, participa das reações químicas do corpo, dilui resíduos e ajuda a manter a temperatura corporal. A perda de 10% da água corpórea causa graves problemas, e se a perda chegar a 20% pode causar a morte. Por isso é tão importante hidratar quando ocorrem crises de diarréia ou vômito, mesmo em adultos.
À medida que vamos envelhecendo, nossa perda de água também vai aumentando, e esse ressecamento do organismo diminui a velocidade das reações metabólicas, endurece as juntas, deixa a pele enrugada, além de comprometer a eliminação adequada dos resíduos que se acumulam no corpo.
Se você não tem o hábito de beber água, vai ser uma sensação estranha quando começar a fazê-la. Mas não desista e procure aumentar gradativamente a quantidade ingerida que logo se acostumará.
Cuide-se! Fica a dica...
Ótimo fim de semana à todos! Um abraço, Josiele Oliveira.


terça-feira, 16 de agosto de 2011

Alimentos Funcionais -Tomate!

O tomate é um alimento que pode beneficiar especialmente os homens, pois é fonte de licopeno, uma das principais substâncias presentes do tomate, que pode reduzir pela metade os casos de câncer de próstata. Pesquisas já constataram que o licopeno, que dá a cor vermelha ao tomate, tem propriedades anticancerígenas. Trata-se de um carotenóide que funciona como antioxidante e age na neutralização de radicais livres, protegendo as células do envelhecimento e estimulando a função do sistema imunológico.
Há indícios de que o licopeno evite a oxidação do LDL- colesterol (colesterol ruim), que leva ao desenvolvimento da aterosclerose, mas o que chama a atenção é sua capacidade de reduzir em até 50% o risco de câncer de próstata, além de outras evidências de sua atuação contra outro tipos de câncer.
Importante!
Pesquisadores descobriram que a absorção do licopeno pelo organismo é muito maior quando em molhos ou concentrados do que em tomates frescos, isso porque o cozimento quebra as paredes celulares resistentes fazendo com que o licopeno se torne mais acessível, aumentando sua biodisponibilidade, ou seja, sua absorção pelo organismo.

Cuidem-se! Tenham um bom dia e uma ótima semana.
Até mais.

Um abraço, Josiele Oliveira.



terça-feira, 2 de agosto de 2011

Obesidade!

A obesidade é um distúrbio do estado nutricional traduzido por um aumento de tecido adiposo, reflexo do excesso de gordura, resultante do balanço positivo de energia na relação ingestão/gasto calórico, associado a defeitos de regulação do peso corporal. A nutrição tem como objetivos evitar ou corrigir fatores de risco cardiovascular como dislipidemias, hipertensão arterial, hiperuricemia e hiperglicemia; enfatizar a importância da adoção de hábitos alimentares saudáveis, ao invés de controlar calorias ou os percentuais corporais de gordura, evitando desta forma os transtornos alimentares.

Prefira: Pães, biscoitos e cereais integrais; folhosos: alface, couve, espinafre, agrião; frutas com maior teor de água: melancia, melão, abacaxi, kiwi, laranja; leite e iogurte desnatados; frango sem pele, peixes magros; beba 2 litros de água/dia; inicie as refeições com saladas cruas ou frutas; mastigue devagar, fracione sua dieta em 5 ou 6 refeições/dia.

Evite: Jejuns prolongados, pulas refeições; substituir refeições principais por lanches rápidos; cozinhar com fome, comer assistindo TV; cereais industrializados refinados (arroz, pão, biscoitos); biscoitos recheados, massas com molhos cremosos, pizzas, refrigerantes, açúcar, frituras embutidos e enlatados...); bebidas alcoólicas, dietas milagrosas.

Para perder, ganhar ou manter o peso, procure sempre a ajuda de um profissional!
Fica a dica ;)

Contato: josielenutri@hotmail.com

Ótima semana à todos!
Um abraço, Josiele Oliveira.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Alergia alimentar

Bom dia pessoal! estou de volta....depois de um tempinho sem postar...
A alergia alimentar é uma resposta imune, geralmente a partir da imunoglobulina E (IgE), com liberação de histamina e serotonina. Resulta da hipersensibilidade ao antígeno do alimento, usualmente a proteína.. Mais de 90% das alergias são causadas por 8 alimentos, são eles: ovos, leite, trigo, soja, peixe, frutos do mar, amendoins e nozes O objetivo da orientação alimentar é identificar o(s) alimento (s) agressor (es), através da dieta de eliminação, e evitar deficiências nutricionais, substituindo os alimentos causadores das manifestações por outros que forneçam nutrientes semelhantes.
Portanto, prefira: óleos vegetais (soja, girassol, canola); banana, maçã e pêra cozidas;  fécula de batata, maisena, polvilho; normalizar as funções intestinais (ofertar quantidade suficiente de líquidos e fibras); dieta de eliminação de 5 dias.

Evite: alimentos alergênicos durante o período de dieta de eliminação: leite, ovos, peixe, frutos do mar, milho, chocolate, trigo e produtos com glúten, cítricos, manteiga, tomate, morango, carne suína e bovina,  amendoim, produtos com corantes (principalmente tartrazina) ou aditivos químicos; bebidas alcoólicas; condimentos irritantes (pimenta, curry, páprica); alimentos ricos em tiramina: queijos curados (prato, parmesão, roquefort, cheddar); arenque; conservas de peixe; carnes defumadas e salgadas; vinho tinto.

Essa é a dica de hoje. Cuidem-se!
Até mais.
Abraço, Josiele.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Osteoporose

Oi pessoal, depois de alguns dias sumida, voltei! hehehe
Hoje vim falar um pouco sobre a Osteoporose. Essa doença é caracterizada pela redução progressiva da densidade da massa óssea, de tal forma que os ossos afetados se tornam porosos, frágeis e predispostos a fraturas. O diagnóstico é baseado no exame de densitometria óssea. 
Portanto, faça uma alimentação adequada preferindo:
  • alimentos ricos em vitamina D: peixes gordos, óleo de fígado de bacalhau, fígado de galinha, manteiga,
  • alimentos ricos em cálcio: ovos (1 por dia), brócolis, couve-flor, soja, amêndoas, sardinha, leite/iogurte desnatados, queijos
  • frutas cítricas (laranja, kiwi, acerola, limão) junto a alimentos ricos em cálcio
  • banho de sol até 10h da manha ou após 16h (ativa a vitamina D)
  • alimentos ricos em fitoestrógenos: proteína de soja, amêndoas, castanha-de-caju, nozes, repolho, brócolis, rabanete;
Evite:
  • excesso de proteína,
  • excesso de sal/sódio
  • excesso de gordura
  • alimentos ricos em fósforo: aveia, produtos industrializados com aditivos à base de fosfato
  • bebidas alcoólicas
  • alimentos ricos em cafeína: café, chá-mate, chá-preto, guaraná natural
Cuide-se. Essa é a dica de hoje!
Ótimo fim de semana à todos e até semana que vem.

Um abraço, Josiele.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Diabetes Mellitus

É uma síndrome caracterizada por altos níveis de glicose sanguínea, causada por defeitos na secreção de insulina, na ação de insulina ou ambos. É classificada em  DM tipo 1 (ocorre ausência total da produção de insulina pelo pâncreas) e DM tipo 2 (produção insuficiente de insulina ou resistência dos tecidos à ação da insulina).
A dica é,
Preferir:

  • alimentos ricos em fibras (pão, arroz, biscoitos integrais, inhame, aipim, leguminosas);
  • 3 porções de frutas/dia: 1 porção = 1 banana ou 1 maçã ou 1 cacho de uva ou 1/2 manga;
  • leite/iogurte desnatados, queijo minas, ricota e cottage (para não extrapolar a cota de gordura saturada permitida);
  • 2 colheres de sopa de farelo de aveia (diminui absorção da glicose e colesterol);
  • azeite de oliva extra virgem (fonte de antioxidantes e ácido graxo monoinsaturado), óleo de canola, margarina macia ou líquida com até 40% de lipidios;
  • alternar peixes gordos: sardinha, atum, salmão, cavala (fonte de ômega- 3) com peito de frango e carne bovina magra;
  • adoçantes artificiais alternando as marcas permitidas (aspartame, sucralose, steviosídeo e acesulfame K)
  • alimentos dietéticos até 3 vezes por semana;
  • saladas cruas (folhosos) à vontade
Evitar:
  • gordura saturada (pele de aves, carnes gordas bovina e suína, leite de coco, creme de leite, bacon, manteiga, toucinho, leite integral, azeite de dendê);
  • açúcares (mel, melado, rapadura, sorvetes, gelatinas, frutas cristalizadas, geléias...);
  • adoçantes à base de frutose, sorbitol e manitol ( contribuem para as complicações crônicas do diabetes)
  • cereais refinados (arroz, pão, biscoitos, bolo e preparações feitas com farinha de trigo refinada);
  • mistura de arroz + pão + macarrão + batata na mesma refeição;
  • refrigerantes, sucos prontos e artificiais;
  • pão doce, biscoito recheado, chocolate;
  • frituras, bebidas alcoólicas;
  • jejum prolongado ou excesso de alimentação.
Sintomas da hipoglicemia: fome, tremor, suor, ansiedade, pulso rápido, visão turva, palidez, alteração do humor, falta de concentração.
Sintomas da hperglicemia: cansaço, visão turva, sede, idas frequentes ao banheiro para urinar, perda de peso.

Essa é a dica de hoje! 
Cuidem-se e qualquer sintoma procure um profissional!


Abraços, Josiele.
Contato: josielenutri@hotmail.com



segunda-feira, 30 de maio de 2011

Anorexia Nervosa

Bom dia, pessoal
Hoje vim falar um pouco sobre uma doença que está aumentando cada dia mais, principalmente entre as mulheres, a Anorexia Nervosa.
Essa doença é caracterizada por jejum voluntário e emagrecimento. Tem como manifestações o corpo caquético e prepubescente, cianose nas extremidades, pele seca e amarelada, braquicardia, complicações cardiovasculares, complicações do trato gastrointestinal, osteopenia e alterações no crescimento e desenvolvimento. A realimentação deve considerar as alterações fisiológicas e psicológicas, para que gradualmente o alimento seja bem digerido e desejado.
Nestes casos, prefira:

  • alimentos liquefeitos enriquecidos (sucos, vitaminas, sopas, mingaus) evoluindo para preparações pastosas;
  • alimentos frios e/ou gelados;
  • cereais integrais, leguminosas;
  • doces, bolos, sorvetes;
  • verduras cozidas e fracionadas;
  • refeições fracionadas com volumes reduzido (aproximadamente intervalo de 2 a 3 horas entre as refeições);
  • refeições servidas em pratos grandes observando o colorido das preparações, a textura, a variação do cardápio, o local da alimentação, o uso de condimentos e a empatia com a pessoa que lhe serve a refeição.
Evite:
  • preparações gordurosas: feijoada, lasanha, estrogonofe;
  • frituras: bifes à milanesa ou fritos, salgadinhos, batata frita;
  • tortas salgadas, empadões, empadas;
  • doces com excesso de cremes: bombas, torta alemã, creme de leite nas sobremesas;
  • refeições servidas em pratos pequenos;
  • refeições com temperaturas extremamente elevada;
  • alimentos que causem desconforto (dor ou distensão abdominal)
Ótima semana à todos! 
Contato: josielenutri@hotmail.com
Abraços, Josiele.


quarta-feira, 25 de maio de 2011

Ftalutência

Oi pessoal, depois de 1 semana, voltei com mais dicas!
Hoje vou falar um pouco sobre flatulência, que é a presença de quantidades excessivas de gás no trato gastrointestinal. Apresenta como causas o ar deglutido com os alimentos, os gases derivados dos alimentos, os gases da deficiência de dissacaridases e os gases da ação das bactérias.
No sentido de corrigir hábitos alimentares inadequados e aerofagia, os alimentos devem ser consumidos em ambiente calmo, com boa mastigação, e buscando identificar misturas ou preparações associadas à produção dos gases excessivos. A restrição inicial de alimentos ricos em enxofre, de difícil digestibilidade, flatulentos e fermentáveis colabora na identificação dos alimentos causadores desta manifestação, favorecendo  posteriormente
Abraços, Josiele.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Doença Celíaca

Oiii pessoal,
Essa doença é causada por uma reação a gliadina, o componente do glúten solúvel em álcool. O dano consequentemente das vilosidades da musoca intestinal resulta em má absorção potencial ou real de todos os nutrientes. A dieta deve ser isenta de glúten, através da exclusão da aveia, cevada, trigo ou centeio.
Prefira bolos e biscoitos à base de tapioca, fécula de batata, polvilho doce e azedo, milho e maisena, frutas e verduras à vontade, arroz branco e integral, farinha de mandioca,queijo, creme de leite, leite fermentado, peixes gordos (salmão, atum, sardinha...), gelatina, geléia de frutas, azeite de oliva extra virgem, óleo de canola, milho, soja ou girassol, suco de frutas, chás claros.
Evite produtos que contenham em sua composição aveia, centeio, trigo, cevada, produtos à base de glúten, leite de vaca ou cabra, chocolate em barra e achocolatados em pó, molhos comerciais e saladas, cerveja clara.Uma das manifestações comuns da intolerância ao glúten é uma má absorção dos nutrientes.
Sintomas clássicos: diarréias, flatulência, inchaço, má digestão, perda de peso.
Outras manifestações menos evidentes relacionadas à intolerância ao glúten: fadiga crônica, irritabilidade, vómitos, dificuldade de concentração.

Fica a dica :) Se tiver algum dos sintomas acima, procure um profissional.
Contato: josielenutri@hotmail.com
Abraços, Josiele.


sexta-feira, 13 de maio de 2011

Anemia Ferropriva (deficiência de ferro)

Oláá.....
A deficiência de ferro no nosso corpo pode resultar do consumo inadequado, má absorção de ferro, hemorragias ou amumento da demanda por gestações repetidas. As manifestações fadiga, cefaléia, irritabilidade, disfagia, flatulência, dores abdominais, anorexia, glossite, palidez e palpitações.
Nesse caro, prefira ingerir alimentos como fígado de boi, coração, moela, carne bovina, de aves e peixes, feijão preto, ervilha, lentilha e grão-de-bico, aveia, figo, ameixa.
Alimentos ricos em ferro junto a alimentos fonte de vitamina C como limão, abacaxi, laranja, bergamota, morango, pois a vitamina C ajuda na absorção do ferro.
Evite consumir alimentos ricos em fitato, como farelo de trigo, farelo de aveia e excesso de cereais integrais, evite também alimentos ricos em oxalatos: espinafrem beterraba, nozes,chocolate...
Leite de soja, queijo de soja, queijo, gema de ovo, amendoim, alimentos ricos em ferro junto com alimentos ricos em cálcio também devem ser evitados, pois inibem a absorção do ferro.
Cuide-se, pois a anemia pode trazer problemas graves se não for bem controlada.
Ótimo fim de semana! Semana que vem  volto com mais dicas....
Abraços, Josiele.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Obstipação intestinal ("intestino preso")

Olá pessoal,
A obstipação intestinal é a condição na qual a frequência ou quantidade de defecação apresenta-se reduzida. Pode estar associada a não resposta ao reflexo de evacuação, sedentarismo, efeitos colaterais de medicamentos, tensão nervosa e ansiedade, hipotireoidismo, diabetes, dieta pobre em fibras e/ou  líquidos, além da gravidez.
A dieta, neste caso, deve ser rica em água e fibras, partindo inicialmente de 5 porções de frutas e vegetais e 6 ou mais porções de cereais integrais por dia.
Deve preferir 8 a 10 copos de água/dia; 200 ml de água em jejum pela manhã; consumir frutas com bagaço e cascas, alimentos integrais (pães, arroz, biscoitos, macarrão); consumir 1/2 colher de farelo de trigo/dia, mastigar bem os alimentos....
Evitar alimentos refinados (farinhas, massas, arroz, biscoitos); alimentos constipantes (banana-prata, maçã, goiaba, chá-preto, cenoura cozida, batata, etc), uso de laxativos sem orientação.
Fica a dica :)
Ótima semana à todos!
Abraços, Josiele.

sábado, 7 de maio de 2011

Para as futuras mamães....

Oi, pessoal
Hoje vim falar um pouquinho sobre gestação. E aí vem a grande responsabilidade, a alimentação.  É o momento de deixar de lado o que gosta de comer para colocar em prática o que é necessário comer.  É importante que você, futura mãe, entenda a importância da alimentação nesse período. O cuidado com a alimentação tem que começar antes da própria gestação. Uma alimentação saudável e equilibrada é que garantirá o desenvolvimento adequado do feto. Existem alguns mitos na alimentação das gestantes. Um mito muito forte e ainda presente é a certeza de que a gestante precisa comer por dois. Será que precisa? Não, não tem necessidade de comer por dois e sim consumir nutrientes por dois. Essa idéia de que gestante com cara de “bolacha” e barriga gigante é saudável está totalmente inadequada. O ganho de peso excessivo na gestação está relacionado com o nascimento de bebês muito grandes, diabetes gestacional, aumento da pressão arterial durante a gestação/parto e em alguns casos necessidade de parto cirúrgicos. Isso é saudável?  No primeiro trimestre não é necessário aumento calórico e sim seguir uma alimentação saudável e rígida. Para garantir os nutrientes necessários nessa fase é necessário respeitar religiosamente os horários das refeições.  No segundo e terceiro trimestre é necessário manter rigidez na qualidade alimentar e aumentar as necessidades energéticas, que é individual dependedo de cada gestante, mas esse aumento energético costuma ser em torno de 300 Kcal a mais por dia.
Algumas dicas importantes:
- Em toda a gestação é necessário ter preocupação de consumir os minerais ferro e cálcio na quantidade adequada. As fontes de ferro bem absorvidas e aproveitada pelo organismo são as fontes animais como a carne vermelha. As fontes de ferro vegetal como grãos e vegetais verdes-escuros precisam da vitamina C para serem bem absorvidos. Então sempre tenha uma fruta cítrica junto do almoço e jantar como por exemplo a laranla e o Kiwi. Fontes de cálcio são os leites e derivados, vegetais verdes-escuros, tofú. Mas não deve-se consumir leite e derivados junto do almoço e jantar porque atrapalha a absorção do ferro. Portanto, leite e derivados são bem vindos no café da manhã, lanche da tarde e ceia.
- Consuma 5 pires de vegetais coloridos por dia. Cada cor de vegetal representa um nutriente específico e todos são essenciais na gestação.
- Ingira 3 a 5 porções de frutas por dia fracionadas. Ou seja, uma fruta por refeição.
- Consuma grãos todos os dias. Esse grupo é composto por lentilha, feijão, grão de bico, soja, ervilha. Lembre-se que temos vários tipos de feijão. Assim não tem como enjoar. Use a criatividade!
- Prefira os carboidratos integrais como arroz integral, macarrão integral, aveia, granola, pão integral, biscoito integral.
- Escolha carnes magras como o peito de frango ou carne vermelha de segunda qualidade ou ovo preparado sem adição de óleo.
- Não esqueça de hidratar o seu corpo! Segue a recomendação de 2 litros por dia.
- Evite embutidos, frios, frituras e doces.
Procure ajuda de um profissional para ter uma gestação tranquila e um bebê cheio de saúde!
Essa é minha dica de hoje!
Já vou antecipar e mandar um Feliz Dia das Mães para todas! Ótimo sábado.
Cuidem-se e até mais.
Abraços, Josiele.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Hipertensão Arterial

 Oi...
Hoje vou falar um pouco sobre HIPERTENSÃO ARTERIAL. Essa doença é caracterizada pela elevação da pressão arterial que, se não controlada, pode trazer sérios problemas à saúde.
A alimentação tem papel fundamental para o controle desta doença.
Os portadores da doença devem EVITAR alimentos muito salgados, como salames,toucinho, bacon,mortadela, linguiça,  produtos industrializados, pois são alimentos que contém grande quantidade de sódio, o que eleva a pressão.
Devem PREFERIR alimentos magros, cozidos, assados ou grelhados, leites e queijos desnatados, óleos vegetais (soja, canola, girassol...)
Devem ter uma alimentação saudável, rica em fibras (frutas, vegetais, linhaça, granola, aveia..) e praticar uma atividade física, mas lembre, sempre acompanhada de um profissional.
Essa é minha dica de hoje, cuidem-se!
Qualquer dúvida, podem falar comigo pelo e-mail josielenutri@hotmail.com
Um ótimo fim de semana à todos!
Abraços, Josiele.